Por que os artistas devem evitar a representação por galerias de arte

Interior1As galerias de arte são vistas por vezes como um ponto incontornável na vida de um artista. Mas nem sempre terá de ser assim. Há alguns cuidados a ter e por vezes chegar à conclusão que evitar galerias de arte poderá ser o melhor para a sua carreira.

Você deverá ser sempre o seu melhor vendedor. Acreditar que uma galeria irá fazer todo o trabalho por si, é um equívoco que poderá dar-lhe dissabores. Você e o seu trabalho são a sua primeira prioridade, mas não será muitas vezes a primeira prioridade da galeria, já que ela tem outros artistas em carteira.

Muito importante é considerar as percentagens dos ganhos que as galerias obtêm nas vendas (de 40 a 60% normalmente). Também há a considerar que, além das percentagens, as galerias podem custar muito dinheiro e no final não conseguirem lhe dar qualquer resultado.

As galerias de arte por vezes aproveitam-se dos novos talentos, em especial da insegurança natural de quem está a começar uma carreira, prometem fama e vendas instantâneas, pedem valores extra, exigem a sua presença, dizem fazer promoção, o que nem sempre acontece, e exigem ao artista que a faça muitas vezes sobre controlo direto da própria galeria. Não é inusitado que, além da comissão, caso haja uma venda, o artista tenha de pagar catálogos, convites, publicidade, entre outros. Não havendo sucesso, imenso dinheiro foi despendido para chegar à conclusão que gastou sem obter nada real em troca, apenas para apresentar os seus trabalhos o que conseguiria de outra forma sozinho. Pesquise! Há alternativas para expor o seu trabalho.

Além de tudo isto, nem sempre poderá vender sem a presença da galeria, o que traz impacto junto dos seus antigos clientes ou para quem está a trabalhar atualmente, o que pode ter consequências profundas para o seu futuro. Também poderá perder parte da sua autonomia artística, sendo submetido a pedidos por parte da galeria que não vão ao encontro do que realmente quer fazer. Por tudo isto… pense, e caso opte pela representação de uma galeria, escolha com muita, muita, atenção.