Pintura é uma grande arte?

art-brush-painting-colorsPintar é uma das maiores artes, não só pelas técnicas envolvidas, como pela expressão que possibilita. Tanto a expressão (ideias) que o artista tenta passar, como a percepção da nossa parte, a do espetador. O reconhecimento que a obra tem ou terá no futuro, nem sempre é fácil de aferir, mas o que importa é se nos atinge. Se olhamos e dizemos… “uau”.

A pintura providencia, de uma forma única, a comunicação entre o artista e o espetador. A impressão visual que o tema colocado numa tela nos proporciona, poderá ser uma experiência inesquecível. É verdade que cada um sentirá a sua própria experiência, nem todos gostaremos do mesmo. No entanto, há pinturas que nos “agarram” imediatamente, as quais nos lembraremos durante anos, senão mesmo o resto da vida. Claro que há obras de arte que conseguem o mesmo, exatamente pelas razões opostas, que nos provocam igualmente um “uau”, mas que na verdade será mais um “ui”, e quem sabe se não será mesmo o objetivo da obra. Dizer que um quadro é fabuloso pode não ter correspondência na opinião de outros. O interessante é a obra deixar a sua impressão na nossa mente ao longo dos tempos.

A primeira vez que visitámos o Louvre, fiquei encantado com alguns dos trabalhos expostos e com a dimensão do museu. Esse encanto ainda hoje perdura. Claro que quando visitámos o Museu de Orsay, não foi encanto, mas sim paixão. Recordações de obras, ainda hoje presentes na minha mente.

Muitos mais museus, com um acervo ímpar, existem pelo mundo. Sempre que tenha oportunidade visite museus, é uma experiência inolvidável. Neles descubra o que aprecia, aprimore os seus gostos e conhecimentos. Verá que com o tempo, poderá considerar a pintura não só uma grande arte, mas quem sabe como a “sua” grande arte. Aconselhamos vivamente: não perca nenhuma oportunidade para o fazer e sem qualquer hesitação!