Os 5 maiores erros que os artistas cometem

major-divorce-mistakesOs erros mais comuns não são invulgares e nem sempre são extensíveis a todos os artistas de igual forma. Por vezes estão ligados à sua personalidade, e aí serão passíveis de repetição, ou então são cometidos por alheamento. Consideramos aqui os mais comuns, que são fáceis de identificar:

  • Planeje uma carreira e siga os potenciais clientes. Pergunte sem hesitação: Gosta? Quer comprar? Apresente o seu trabalho e fale sobre ele com o cliente. Ser criativo e original não significa vender! Planeje uma carreira sem esquecer que a oportunidade de sucesso estará próxima, por vezes onde menos esperamos;
  • Nunca se isole. Crie o seu próprio mercado, tente diversas formas de promoção e divulgação. A Internet poderá ajudar imenso;
  • Vender e conseguir uma rede de contactos que o facilitem é importantíssimo. As finanças serão com certeza uma preocupação, mas vender também significa vingar num mercado extremamente agressivo. Uma falha pode significar uma perca significativa (em especial no futuro). O que interessa produzir muito e bem, se não tem resultados, sejam eles monetários ou de reconhecimento social? O sucesso de um artista não terá de acontecer necessariamente após a sua morte;
  • Não faça tudo sozinho, concentre-se no importante, o seu trabalho… peça ajuda em áreas secundárias e em especial naquelas que não se sente confortável ou para as quais não tem tempo. Delegar tarefas e contratar outros não é uma questão de gastar dinheiro, mas sim de poupar tempo, otimizar resultados e com isso ganhar dinheiro. Concentrar 80% dos seus esforços e tempo em 20% de resultados, que muitas vezes podem ser facilmente implementados por outros, será uma boa ideia?
  • Seja 100% profissional, esforce-se para ter sempre uma atitude positiva para com os seus contactos, sejam parceiros de negócios ou compradores. Não ignore a sua lista de correio eletrônico. Na internet, tente sempre apresentar da melhor forma os seus trabalhos. Nunca se atrase, seja para reuniões, apresentações ou trabalhos com os quais se comprometeu com prazos. Esteja atento a qualquer forma de contatos, não só os que recebeu como os que forneceu.