Toda a comunicação mediática é de extrema importância para a vida de um artista. Por mais que alguns artistas tentem ignorá-la, em especial após terem alcançado a notoriedade, a aprovação ou desaprovação de um trabalho leva a um embate enorme, desde financeiro ao reconhecimento social, desde psicológico ao familiar.

shutterstock_116101690O mundo cada vez mais globalizado, em especial através dos meios de comunicação social, pode ajudar na abertura do artista para o mundo em termos de possibilidades. Hoje, cada vez mais, com as variadas mídias, incluindo a cada vez mais presente Internet e os inúmeros serviços que disponibiliza, é possível aproveitar ao máximo sem grandes dificuldades as potencialidades oferecidas. A expressão dos meios de comunicação social, tal como a expressão do artista neles, tem uma palavra decisiva.

É importante o artista manter-se atento aos mídias, participar com eles para conseguir a sua própria divulgação, mas também estar preparado psicologicamente e atento para o retorno em termos de críticas. O artista tem de utilizar os diversos mídias e assim mostrar, expor, vender e tentar explorar ao máximo para maximizar a sua exposição e os seus trabalhos.

Aconselhamos a que um artista se mostre sempre como um profissional, desenvolva a sua presença nos meios de comunicação social para mostrar seus talentos e potenciar a descoberta desses mesmos talentos. Apresentar-se como o artista que quer ser, sem nunca esquecer que os mídias, com as diferentes plataformas disponíveis, alcançam públicos diferentes. Utilizar todas as ferramentas e conhecimentos disponíveis e considerar a ajuda para tarefas secundárias, pode ter um excelente retorno.

O conteúdo das apresentações dos trabalhos nos mídias é a pedra fundamental. Os números não são assim tão relevantes, a qualidade e a exposição da qualidade sim. Conteúdo é a palavra-chave. Escrever e descrever… Uma imagem vale mais que mil palavras? Sim, mas na Internet, para se ser encontrado, uma palavra pode valer mais que 1000 imagens…