art-factsNo Brasil temos fatos muito interessantes sobre arte.

  • “Abaporu” (de 1928) é uma pintura a óleo de Tarsila do Amaral, criada para presentear Oswald de Andrade em seu aniversário. Hoje é a pintura brasileira que atingiu os valores de venda mais altos no mundo, comprada por Eduardo Costantin em 1995. Outras obras brasileiras com valores altos de venda são Abrigo Poético 3 (1964) de Lygia Clark, Parede com Incisões a la Fontana II (2001) de Adriana Varejão, Sol sobre Paisagem (1966) de Antônio Bandeira e O Mágico (2001) de Beatriz Milhazes, entre outras obras.
  • O Festival de Dança de Joinville foi considerado, pelo Livro Guinness dos Recordes, como o maior evento no mundo em número de participantes, com mais de 4000 dançantes.
  • Brasília, em termos de arquitetura e panejamento urbanista, tem um desenvolvimento muito interessante. O plano urbanístico chamado “Plano Piloto” foi elaborado por Lúcio Costa. A cidade começou a ser desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, convidado para projetar os prédios públicos da nova capital do Brasil, contando também com a participação de Joaquim Cardoso. Foi inaugurada em 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek (presidente da república na altura). Brasília é a terceira capital que o Brasil conheceu em termos formais.
  • Lina Bo Bardi é conhecida por ter projetado o Museu de Arte de São Paulo. Mas também executou uma das obras mais exemplares da sua obra, o SESC Pompeia, que se tornou uma enorme referência para a história da arquitetura. O projeto (de 1977) de Lina Bo Bardi foi realizado sobre a estrutura original da antiga fábrica de tambores (de 1930) e feita com uma estrutura pioneira no Brasil.
  • O samba é música e dança, com raízes em África. Surgiu no Brasil e é uma das principais manifestações culturais brasileiras. Muito ligada ao Carnaval, festa popular de cunho histórico e social, que acontece durante cinco dias consecutivos em fevereiro, desde 1892. Este festival é considerado um dos maiores do mundo desde 2004, pelo Livro Guinness dos Recordes.