Produzida no Brasil, a expressão artística tradicional tem raízes na arte pré-colonial e desde aí seguiu um caminho muito próprio e distinto, com as suas mais variadas formas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Num país de extrema riqueza cultural, denotada claramente nas artes, bebe do passado e das variadas etnias presentes no seu povo. Assim encontramos a presença dos povos indígenas, dos portugueses e outros imigrantes, dos africanos e uma influência cultural recíproca com outros países.

As suas formas artísticas anteriores integram o meio local, marca da sua civilização, e são o produto duma evolução e de uma expressão coletiva. Os mais diversos estilos ou modelos no Brasil, adaptados ao meio social e físico, ao caráter tradicional do povo, conseguiram uma personalidade coletiva, precisa e inconfundível personificando uma estética e estilo nacionais, uma personalidade brasileira ímpar.

Certamente aberta a influências de todo o mundo, encontrou uma expressão única que ainda hoje é visível e continua em constante recriação. Apresenta uma forte e cada vez mais constante presença a nível mundial, reconhecida tanto pela sua qualidade como pela sua inovação. Desde a sua música, com os seus ritmos e sons únicos mundialmente conhecidos, como em todas as outras formas de arte cuja projeção se destaca internacionalmente nos mais variados níveis.

Por isso consideramos a Arte Tradicional Brasileira não só uma fonte de inspiração como uma arte ainda verdadeiramente viva, ainda em movimento. Não parou no tempo; ela seguiu o tempo e encontrou novas formas, novos estilos e estéticas. Novas matrizes estão presentes, mas não impedem a reinvenção de uma arte nacional, baseada na tradição, pois acabam por se entrecruzar num cíclico desenvolvimento e aprimoramento comum constante. Novos movimentos no Brasil ao longo dos tempos propõem mudanças significativas, mas não cortam com o passado, por mais que inovem nunca poderemos esquecer o meio social e local que alicerçam qualquer criação, formando uma identidade única, ímpar e ainda em movimento.